quinta-feira, 21 de maio de 2015

Oficina: Acesso à Informação Pública do 2º BiblioCultura do IFB



A Oficina "Acesso á Informação como forma de inclusão e defesa de direitos" apresentada no 2º BiblioCultura do IFB, em 20 de maio de 2015, foi ministrada pela professora Cleide Lemes da Silva Cruz, Ouvidora do IFB.


A Oficina teve como objetivo demonstrar vários conceitos ligados ao fazer cidadão, com vistas a discutir e entender alguns aspectos da Lei de Acesso à Informação (LAI).



As atividades do 2º BiblioCultura foram oportunizadas para os professores, técnicos-administrativos, alunos e comunidade externa.


 A professora Cleide trouxe à tona os conceitos de Cidadão, Direitos e Devedores do Cidadão, Participação Social, Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), Portais de Transparência, e-SIC, o papel das Ouvidorias, e-Ouv e a interação da Ouvidoria do IFB com a sociedade.

A LAI disciplinou que a publicidade de informações é a regra e o sigilo é a exceção. Acesse: http://universus.datasus.gov.br/universus/pluginfile.php/33/mod_resource/content/6/CONHECENDO%20A%20LEI%20DE%20ACESSO%20%C3%80%20INFORMA%C3%87%C3%83O

O site da CGU tem um curta brasileiro que foi premiado internacionalmente. Acesse: http://www.cgu.gov.br/noticias/2015/04/curta-brasileiro-e-grande-vencedor-de-concurso-internacional-de-acesso-a-informacao

Além disso, houve a interação entre os participantes como Jogos digitais educativos sobre cidadania, seus direitos e deveres. Acesse o Jogo sobre cidadania: http://stg2.novoser.com.br/SER_PP%20CDJogos/000318/1006direitosedeveres1c.sWF


Afirmou a professora Cleide Lemes que "os portais de transparência e o e-SIC são os instrumentos que o cidadão possui para ter acesso a informações públicas do poder executivo no âmbito federal. São com esses instrumentos que a sociedade exerce o controle social."

Acesse: www.portaltransparencia.gov.br

Acesse: www.acessoainformacao.gov.br/sistema












Um comentário: