sexta-feira, 4 de março de 2011

Luvas na contabilidade ? ? ?

Até hoje o conceito de luvas era restrito àquelas que cobrem as mãos. Mas nada como um dia após outro, uma leitura após outra, um erro após outro para gerar acertos futuros !!! Rs

Como se diz o ditado popular: "É assim que a galinha enche o papo!" Ou seja, ... decifre você mesmo o que eu quis dizer... Rs

No Concurso do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), aplicado em 13 de fevereiro de 2011, em uma das questões de Contabilidade, para o cargo de Contador, dizia assim:


19) Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
(     ) As contas representativas de elementos imateriais devem ser classificadas exclusivamente no Imobilizado.
(     ) Classificam-se no Intangível: Marcas e Patentes, Fundo de Comércio e Luvas.
(     ) São contas redutoras do Passivo: Provisão para Contribuição Social e Provisão para Imposto de Renda.
A sequência está correta em:
A) F, V, F      B) F, V, V     C) F, F, V      D) V, V, V     E) V, V, F 


COMENTÁRIO:
ITEM 1. FALSO.
FUNDAMENTO: Segundo a Lei nº 6.404/76, em seu artigo 179, "As contas serão classificadas do seguinte modo:
IV – no ativo imobilizado: os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens;
VI – no intangível: os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido."
Conclui-se que as contas representativas de elementos imateriais devem ser classificadas no Intangível.

ITEM 2. VERDADEIRO.
FUNDAMENTO: No fundamento anterior, classificam no Intangível: os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido.
Então: Marcas e Patentes, Fundo de Comércio e Luvas são classificadas no Intangível, pois todos esses ítens são Imateriais, Intangíveis, Não Corpóreos.

Atenção!!! Luvas na Contabilidade é o nome dado ao valor adiantado pago pelo inquilino ao locador ou sublocador, reservadamente, para assinatura de contrato de locação, além do aluguel mensal. É um costume que os proprietários de imóveis comerciais localizados em áreas muito valorizadas adquiriram, frente à grande demanda. Funciona como uma espécie de 'leilão', sendo cobrada uma quantia 'de entrada', para a garantia da locação.

É comum a venda de “pontos comerciais” envolvendo bares, lanchonetes, pequenos restaurantes, padarias e assemelhados, pela popularidade do estabelecimento, o que constitui a sua fama, pela freguesia e nome comercial. Há pessoas (com habilidade nessa prática) que se ocupam com freqüência na criação dos denominados pontos, desenvolvendo seus negócios para, em seguida, transferirem seus direitos (às vezes, nenhum). A terceiros que desavisadamente, adquirem o estabelecimento para ali dar seguimento ao preexistente ramo de atividade. 

(Fonte: http://sdcontabilidade.blogspot.com/2009/03/luvas-comerciais.html)
ITEM 3. FALSO.
FUNDAMENTO: As contas redutoras do Passivo tem a característica de diminuir o valor do Passivo Total; Já as contas Provisão p/ Contribuição Social e Provisão p/ Imposto de Renda, nada mais são do que contas contas de Provisão Aumentativas, no fim de tudo o valor do Passivo será aumentado após sua constituição, sendo assim contrário ao conceito de conta redutora. São apenas contas para reserva de um certo valor.

GABARITO LETRA "A"



18) Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
(     ) Demonstrações Financeiras e Demonstrações Contábeis significam a mesma coisa.
(     ) As companhias que elaboram a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido estão dispensadas da
elaboração da Demonstração de Lucros ou prejuízos Acumulados e da Demonstração do Valor Adicionado
(DVA).
(     ) A DVA é obrigatória somente para as sociedades anônimas de capital aberto.
A sequência está correta em:
A) V, F, V      B) V, F, F      C) V, V, V      D) V, V, F      E) F, F, V


ITEM 1. VERDADEIRO.
FUNDAMENTO: Segundo o Pronunciamento Conceitual Contábil, Demonstrações Contábeis e Demonstrações Financeiras tem o mesmo objetivo, mesmo fim, por isso são nada mais, nada menos que a mesma coisa, apenas nomes diferentes com o mesmo significado.

ITEM 2. FALSO.
FUNDAMENTO: Segundo a Lei nº 6.404/76, em seu artigo 176, "Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

        I - balanço patrimonial;
        II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
        III - demonstração do resultado do exercício; e
        IV – demonstração dos fluxos de caixa; e
        V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado."
Com essa fundamentação vemos que a entidade é obrigada a elaborar essas cinco demonstrações financeiras, contudo, às entidades que elaborarem a DMPL estão liberadas de apresentar a DLPA; pois aquela já cita a informação desta.

ITEM 3. VERDADEIRO.
FUNDAMENTO: Aproveitando o fundamento do item anterior, "se a companhia for aberta, será obrigatória a elaboração e divulgação da DVA"

Gabarito letra "A"

Agora sim, contra fatos não há argumentos!
Novidade ou não, as questões estão resolvidas!

Alexsandro Barreto Gois

Nenhum comentário:

Postar um comentário