domingo, 10 de outubro de 2010

O Patrono !

Não podia de deixar de ser:                      Rubem Alves



Nascido em Boa Esperança, 15 de setembro de 1933, formou-se em Teologia no Seminário Presbiteriano de Campinas (SP). É mestre em teologia pela Union Theological Seminary, de Nova Iorque. Exerceu o ofício de pastor por muitos anos. Contudo, suas ideias - que foram sementes para a Teologia da Libertação - estavam em desacordo com a igreja tradicional e ele precisou abandonar o ofício.

Uma nova porta abriu-se. A educação passou a ser o principal foco de seu trabalho. "As coisas que as crianças são obrigadas a aprender não fazem sentido. Comecei a questionar: 'Será que não tem um jeito mais inteligente do que esse?'. Então foi por amor às crianças que comecei a pensar na educação", revelou o escritor que também é formado em Filosofia pela Universidade de Princeton, EUA, e é professor emérito da Universidade de Campinas (Unicamp).

Para Rubem, o educar deve ser como um jardineiro semeando em seus alunos o desejo de aprender. É o desejo que gera a curiosidade. Sem o jardineiro não existe jardim; do mesmo modo, se o educador não for capaz de semear o desejo não existirão alunos com vontade de saber. Qual a consequencia disso? Uma grave crise no sistema educacional, formando alunos que não sabem ler ou fazer uma simples soma!
Escritor, acadêmico, teólogo, psicanalista e filósofo, Rubem Alves tem mais de 100 livros publicados, entre próprios e escritos em parceria.


Educar: o desafio de libertar, por Rubem Alves,


Não é de hoje que o sistema de ensino se mostra ineficiente em formar seres humanos capazes não só de ler, escrever e fazer contas, mas aptos a refletir sobre o mundo em que vivem. Para mudar essa realidade, segundo Rubem Alves, só plantando nos alunos o desejo de aprender.

Extraído de: Revista U.E., nº 60, ano 5, 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário