sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Conceito de Balanço !





Balanço, jargão contábil originário da palavra "balança", que tem por objeto, demonstrar o equilíbrio do sistema, demonstrando de um lado as aplicações (o direito) e do outro, as origens (o esuqerdo). Instrumento com que se determina a massa ou o peso econômico da riqueza aziendal, por uma equação de equilíbrio, equação patrimonial.

Fonte:  HOOG, Wilson Alberto Zappa. Contabilidade um instrumento de gestão. Curitiba: Juruá, 2007, p. 151



O Balanço constitui um quadro de representação do património da empresa (conjunto de valores utilizados pela unidade económica no exercício da sua actividade) num determinado momento. Como o património é um conjunto de valores heterogéneo, existe a necessidade de os agrupar em conjuntos homogéneos (equipamentos, dívidas de terceiros, dívidas a terceiros, numerário em caixa, depósitos bancários, mercadorias,…).
Fonte: http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/balanco.htm

No património podemos distinguir duas classes de elementos patrimoniais distintos: por um lado aquilo que se tem (um conjunto de bens e um conjunto de direitos) e, por outro lado aquilo que se deve (um conjunto de obrigações). Ao primeiro conjunto designa-se por Activo; Ao segundo conjunto designa-se por Passivo. É desta forma fácil de perceber que a diferença entre o Activo e o Passivo representa o valor do património, ou Capital Próprio, ou ainda a Situação Líquida da empresa.
Além da perspectiva jurídica do Balanço (representação de um conjunto de  bens e direitos, por um lado e de um conjunto de obrigações, por outro, o Balanço também pode ser analisado numa perspectiva mais financeira: um conjunto de aplicações de capital (ou investimentos) e um conjunto de fontes de financiamento.
De facto, os Activos, onde se incluem os bens e direitos detidos pela empresa não são mais do que diferentes aplicações com vista ao desenvolvimento da sua actividade. Por outro lado, os Passivos, que incluem as obrigações (ou dívidas) e os Capitais Próprios, que incluem, entre outros, o capital social e os resultados presentes e passados da empresa, podem ser considerados como as fontes de financiamento das aplicações efectuadas.
Os elementos do Balanço podem ainda ser entendidos como um conjunto de capitais:
- Capital Fixo (Imobilizações) – constitui a infra-estrutura da empresa e não se destina a ser convertido em meios líquidos.
- Capital Circulante – É formado pelos meios financeiros intermutáveis e associados ao funcionamento e exploração (dívidas de terceiros, existências e disponibilidades).
- Capital Próprio – Conjunto dos meios financeiros pertencentes à própria empresa.
- Capital Alheio – Constituído pelo meios financeiros postos à disposição da empresa por terceiros (Passivo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário