terça-feira, 16 de novembro de 2010

A arte de depreciar !

Depreciação no Setor Público !





Indica-se o acesso ao blog: "a arte de depreciar", postado pela estudante de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UNB), Maria Aparecida Barreto Gois, a qual exerce atividades no setor administrativo-contábil de um órgão da Administração Direta do Governo Federal, pesquisadora e profunda conhecedora da matéria, vem contribuir a sociedade com seus conhecimentos e estudos da depreciação aplicada ao setor público.

A Adminstração Pública, através de sua revolução e atualização, vem aderindo aos princípios, convenções e postulados da contabilidade geral. Trazendo como novidade a transparência que a sociedade precisa, demonstrando a real situação quantitativa do patrimônio, através da depreciação de todos os bens que compõem seu Imobilizado.

Bom para o governo, excelente para a sociedade!!!

Hipoteticamente, imagine que em uma determinada escola do município tenha 100 carteiras que estão registradas na contabilidade, dentre elas 10 já não estão em bom estado de conservação e sem utilização. Qual a melhor forma de evidenciar esse fato na contabilidade. Claro que é fazer a baixa desses bens que já são iservíveis, e também considerar a depreciação de cada bem por período, demonstrando assim a  real situação do patrimônio. Antes isso não acontecia, pois todos os bens eram registrados na entrada, mas não havia a depreciação, muito menos a baixa pela sua obsolescência ou pela não utilização ou até pela não existência do mesmo.
Então, nada mais justo do que evidenciar a realidade:

Bens do Imobilizado - Carteiras__________ 100 und
(-) Baixa do estoque por "n" motivos______ (10) und
--------------------------------------------------------------------------
Realidade hoje_______________________ 90 und


É tema de suma importância!

Agradecemos desde já a colaboração da estudante, Maria Aparecida, pelo ineditismo que traz às pesquisas na área de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP).



Acesse: http://aartededepreciar.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário