sexta-feira, 19 de novembro de 2010

IMPAIRMENT !

A Ciência Contábil está cada vez mais preocupada em fornecer informações coerentes, transparentes e tempestivas. É através dessa preocupação que em sua evolução desenvolveu meios de ajustar as demonstrações contábeis para que a informação seja a mais real possível.
.
Da mesma forma que a "Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa (PCLD)" é para a conta "Clientes" ou "Duplicatas a Receber", a "Provisão para Desvalorização de Ativos" (o IMPAIRMENT) é para as contas de ativos que estão desvalorizados (desgastados).
.







Contando uma historinha fica melhor de entender! Vamos lá!
.
Imagine que uma empresa adquire ativos porque trazem consigo benefícios futuros para ela. O mundo se modifica e, com ele, modificam-se os benefícios futuros, cujo valor tanto pode aumentar como diminuir.
A contabilidade não permite que ativos cujos benefícios futuros tenham caído significativamente sejam mantidos nos livros da empresa pelo custo de aquisição menos amortização acumulada. Quando a empresa dispõe de informação de que o valor de mercado de algum ativo irá trazer menores benefícios futuros do que inicialmente tinha sido previsto, ela testa se o fluxo de caixa, não descontado, a ser gerado pelo ativo caiu abaixo do valor contábil líquido. Se isso acontecer, diz-se que o ativo sofreu um impairment; a empresa tem então que contabilizar o ativo por seu valor justo - o valor de mercado do ativo ou, na falta deste, o valor presente dos benefícios futuros.*
.
.
O Fasb utiliza a palavra impairment apenas quando o valor contábil excede a soma do fluxo de caixa futuro, não descontado. Se o ativo sofrer uma perda de benefícios futuros, mas ainda assim o fluxo de caixa futuro, não descontado, for superior ao valor contábil líquido do ativo, a empresa terá sofrido uma perda, mas o termo impairment não se aplica.
.
.
.
.
.
* FINANCIAL ACCOUNTING STANDARDS BOARD. Accounting for the impairment of long-lived assets and for long-lived assets to be disposed of. Statement of Financial Accounting Standards nº 121, 1995.
.
Fonte: Stickney, Clyde P. Contabilidade financeira: uma introdução aos conceitos, métodos e usos; tradução de José Evaristo dos Santos. - 1. ed. - 4.reimpr. - São Paulo: Atlas, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário