domingo, 25 de setembro de 2011

UnB é classificada em 7º lugar na OAB

A Universidade de Brasília (UnB) foi classificada em 7º lugar no 4º Exame de Ordem Unificado, prova obrigatória da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para quem pretende advogar. A colocação dá à instituição a melhor pontuação entre as universidades da região Centro-Oeste, com 58.33% dos aprovados. Dos 24 graduados que participaram do exame, 14 conseguiram aprovação. 
O resultado é preliminar e foi divulgado com exclusividade pelo portal iG. Em 4 de outubro, será publicado o resultado final – com as notas após os recursos. 
Márcia Abrahão, decana de Ensino e Graduação, afirma que é fundamental que a UnB esteja entre as 10 primeiras colocadas. “Nosso corpo docente é formado em maioria por doutores. O curso de Direito possui atividades interdisciplinares, que contemplam a extensão e a pesquisa. Um dos exemplos é o Núcleo de Práticas Jurídicas, na Ceilândia”, disse.
A decana acredita que esses elementos constróem uma formação acadêmica ampla e consistente. “É importante estarmos entre os primeiros. Isso também nos desafia a continuar melhorando”, disse.
Entre as 50 instituições de ensino com a maior porcentagem de aprovados, somente três são particulares. “Isso mostra que mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelas universidades públicas, sem sombra de dúvidas são elas que proporcionam a melhor formação aos estudantes”, avalia Márcia. 
O exame da OAB é dividido em duas etapas: prova objetiva e outra discursiva. É considerado aprovado o candidato que acertar 40 questões na primeira fase e obter nota igual ou superior a seis na segunda etapa. As avaliações acontecem três vezes por ano em todos os estados brasileiros. Podem participar estudantes de Direito do último ano do curso ou do nono e décimo semestres.
Confira a colocação das 10 melhores na OAB:

 Posição
Instituição 
Percentual de aprovados 
 1º
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
 69,44%
 2º
 Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
 64,71%
 3º
 Universidade de São Paulo (USP)
 63,76%
 4º
 Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
 62,22%
 5º
 Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
 60,00%
 6º
 Universidade Federal do Paraná (UFPR)
 59,18%
 7º
 Universidade de Brasília (UnB)
 58,33%
 8º
 Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
 57.14%
 9º
 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
 56.67%
 10º
 Universidade Federal do Piauí (UFPI)
 55.56%

Nenhum comentário:

Postar um comentário