domingo, 3 de julho de 2011

Oportunidade não cai do céu!

Tanto quanto talento e inteligência, conhecimento é primordial para uma carreira de sucesso


Por Marcela Machado


A rotina de Ana Paula Pereira Mendes, 14 anos, é normalmente corrida para uma menina da sua idade. A garota acorda antes das seis horas e vai para o colégio. Passa o dia inteiro no local, só volta para casa para almoçar. Duas vezes por semana faz aula de inglês e também de espanhol depois do colégio. Em um desses dias, vai para o curso de informática. Há um mês, também começou a ter lições de como manusear o AutoCAD, programa de computador utilizado por arquitetos, porque é a profissão que pretende seguir no futuro. Ainda acha tempo para praticar piano nas horas vagas e ler livros, além daqueles indicados pelos professores do colegial. Se ela fica cansada de tanto estudo? Com certeza. Mas já antecipa os resultados: “os bons frutos do meu sacrifício virão mais tarde”.

Casos como o da adolescente estão cada vez mais comuns, tanto com crianças e jovens quanto com adultos. Ter somente o segundo grau completo e uma graduação não é mais uma garantia de emprego. Quanto mais bem formado e preparado o trabalhador for, mais chances terá de se tornar um ótimo profissional com salários mais satisfatórios.

A competitividade do mercado de trabalho fez com que a profissionalização em vários segmentos se tornasse necessária. Não que o estudo seja garantia de uma carreira brilhante, mas é como o indiano Mahatma Gandhi, vencedor do Prêmio Nobel da Paz (1989), disse certa vez: “Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados”. O segredo é não ficar esperando as oportunidades “caírem do céu”.

O estudo é uma forma de racionalizar o ser humano. Todos nós nascemos com a sensação de que viemos ao mundo com alguma tarefa especial e que temos algum papel importante que fará a diferença. O aprendizado e o trabalho são formas de conseguir imprimir essa marca nas pessoas e ter a sensação do dever cumprido no final da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário