O professor levanta as dúvidas e inquietações dos alunos como ponto de partida. Define, a seguir, o problema a ser investigado, os grupos que desenvolverão os trabalhos, cria-se o planejamento do trabalho na busca de hipóteses, metodologia, etc.
O professor animador-orientador da atividade, deve propor situações-problema, sensibilizando os alunos a uma imersão na pesquisa, na investigação das causas e conseqüências deste problema para, a partir daí, levantar as alternativas de solução, intervindo em sua realidade/contexto em busca do aprimoramento. O professor poderá fazer uso de jogos e materiais pedagógicos que promovam o desafio e a descoberta. Poderá também utilizar a dramatização como elemento de simulação de uma realidade, induzindo o aluno a viver uma situação nova, porém flagrantemente possível e real.
O professor construtivista faz sempre muitas perguntas, mais do que afirmações definitivas, promovendo no aluno o ato de também questionar, levantar dúvidas, instigar-se pela curiosidade de novos fatos esclarecedores.
Fonte: Curso de Educação a Distância, Instituto Legislativo Brasileiro (2011)
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