Começa nesta terça-feira (26), às 15h, o VIII Congresso Consad de Gestão Pública, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), o evento – que é considerado o maior do País e o quarto do planeta sobre a gestão pública – segue até quinta-feira (28). Na cerimônia de abertura, marcam presença o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, e o Governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

São esperadas mais de 2 mil pessoas por dia – entre autoridades, políticos, gestores, estudantes e servidores públicos das esferas federal, estadual, municipal e distrital. Para a Presidente do Consad e Secretária de Estado da Administração do Pará, Alice Viana, o Congresso reúne as melhores práticas desenvolvidas nos dias de hoje em todos os cantos do País, o que “é de extrema importância diante da crise econômica que reflete diretamente nas administrações públicas. É preciso, mais do que nunca, praticar o princípio da eficiência”, disse.

A programação contemplará 57 painéis com apresentações de 165 cases de sucesso. Os temas tratam de orçamento, contabilidade, finanças, compras e patrimônio; gestão de pessoas na área pública; gestão por resultados, monitoramento e avaliação; novos formatos organizacionais; governança, participação e controle social; governo eletrônico e transparência.

Melhores serviços

A conferência magna traz uma das maiores especialistas do mundo em soluções de melhoria de processos e serviços prestados ao cidadão: a canadense Maryantonett Flumian, que começou no serviço público em 1981 e, atualmente, se divide entre a presidência do Instituto de Governança do Canadá e a função de consultora-sênior do Primeiro-Ministro do Canadá, Stephen Harper. Em paralelo, é membro do Conselho Consultivo da Universidade de Harvard (EUA) e de Ottawa (Canadá), onde desenvolve projetos para capacitar líderes no serviço público. No Genebra Wikinomics, participa de uma pesquisa sobre governo 2.0.

Em sua estreia no Congresso, Maryantonett Flumian apontará os “Caminhos para a melhoria da eficiência e da qualidade dos serviços públicos”, fazendo um comparativo entre o Brasil e o seu país. O Canadá se destaca por ser um dos países mais desenvolvidos do mundo e ter uma gestão eficiente e eficaz, totalmente centralizada no cidadão e tendo, como diferencial, o uso de avançadas tecnologias para modernizar os serviços e as formas de comunicar-se com a população.

A canadense também irá compartilhar as suas experiências na mesa-redonda “Simplificando para promover melhores serviços”, que será realizada nesta quarta-feira (27), às 9h, com a participação do especialista em modernização do Estado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Pedro Faria.

Selo comemorativo

Na ocasião, o Consad e os Correios lançarão o selo postal e o carimbo comemorativo em alusão aos 15 anos da entidade, celebrados este ano. Os itens personalizados terão distribuição nacional e tiragem limitada para obliteração de correspondências da instituição. Outra novidade é o Espaço Brasil de Gestão Pública, estande destinado para divulgação das ações das secretarias de Administração/Gestão dos Estados.

O Congresso tem promoção e realização do Consad e da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, com apoio do Governo de Brasília e do BID. Patrocinam esta edição: Sebrae, Bradesco, Instituto Publix, ProBid, Zetra, Pwc, Fundação Dom Cabral, Funcab, Caixa, Anesp, Banpará, BMG, Banco do Brasil e Correios.

Serviço
VIII Congresso Consad de Gestão Pública
26 a 27 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Brasília)
Credenciamento a partir das 10h
Informações: (61) 3322-5520

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
AP Comunicação – (61) 3223-0043
Paula Fonseca | paulafonseca@apcomunicacao.com.br | (61) 9303-3423
Mariana Pereira | marianapereira@apcomunicacao.com.br | (61) 8116-3520

Fonte: http://consad.org.br/noticias-consad/comeca-hoje-o-maior-congresso-de-gestao-publica-do-brasil/