quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Em busca da benção do "Espírito Santo"


Já dizia Cazuza, “nossos destinos foram traçados na maternidade”. Mas há quem diga que ele [“O Destino”] não está tão determinado, senão seríamos apenas marionetes de uma fábula encantada. Seguindo apenas a boa vontade daquele que nos comanda.

Acreditava nessa fábula até virar gente, aliás, não sei ainda se sou gente. Primeiro, na minha inocência, achava que para ser gente só precisava nascer e alguém ir por mim num cartório para adquirir a certidão de nascimento, aliás, eu era muito novo para fazer isso sozinho! Em outro tempo, era só ir para o 2º grau da escola, já seria gente, pois quem fazia o 2º grau usava roupas diferentes do que o primário, os secundaristas eram vistos de outra forma: como gente! Mas, aos quase 11 anos de idade, fui tirar minha primeira carteira de identidade, lá o rapaz da Secretaria de Segurança Pública que tirou minhas digitais, disse-me que estava a um passo, digo, a umas dedadas para virar gente, pois a identidade é que é o documento que atesta que a pessoa verdadeiramente existe e que é gente mesmo! [será, rsrsrsrs] Depois, com o tempo, via na televisão que uma pessoa só é gente de verdade quando tinha o título de eleitor, pois proporciona exercer um dos direitos mais importantes que um cidadão pode ter: o direito de votar; daí, aos 16 anos fui eu na Justiça Eleitoral tentar virar gente; tirei meu título! Contudo, ainda não me sentia gente, rsrsrsrrs! Foi aí que procurava a todo custo ser gente, aliás, tenta ser gente!

Ouvia bem os antigos, pois tem uns que parecem que são iluminados, outros nem tanto. Eu ouvia: Faz isso, faz aquilo, que você será gente um dia! [rsrsrrsrs, espero que esse dia chegue em algum momento! Aliás, antes tarde do que nunca. O importante é tentar!]

Ouvi muito, muito mesmo: Faz vestibular; abre conta corrente; participa de plano de capitalização; corte o cabelo sempre, ás vezes, deixe o cabelo crescer; use aparelho: um sorriso bonito faz diferença; tenha um plano de saúde descente; use óculos; estude inglês e se possível outro idioma; tenha boas companhias; tenha vários amigos; faça concurso público, não, trabalhe na iniciativa privada, pois é gente de verdade, pois trabalha de verdade; tome cerveja, mas se possível um vinhozinho também é bom; vá a balada, só tem gente legal; tenha um celular, um vivo, um tim, um claro, um oi, agora a onda é nextel; tenha Nick, Blog, Fotolog, Orkut, depois, tenha Twitter, Vlog, mais recentemente, tenha FaceBook, universidade é tudo, um mundo, o verdadeiro mundo, ou não; tenha um computador, um notebook, um netbook, hummm ... a onda agora são os tablet’s, tenha um, ou melhor, um Ipad; tenha livros, revistas, cd’s, estátuas, minis... macros.... médios... de qualquer coisa... rsrsrsr; tenha o segundo grau, um curso de informática, um curso técnico, um curso universitário, uma especialização, um mestrado, um doutorado, um pós-doutorado, um certificado de QI, ou um certificado de inteligência; viaje, conheça o Brasil, não, conheça o exterior, aliás, viva no exterior, trabalhe no exterior!!! ??? para que tanto? Ainda não sei! Vou descobrir um dia!

Desses fiz uns, não fiz outros, ignorei alguns outros, um dia farei mais alguns. Mas para ser gente de verdade só preciso de uma única coisa! Preciso “CONFIAR EM MIM”, “SER EU MESMO”, “PENSAR POR MIM”, “AGIR” [esta última é a mais importante de todas].

Não há quem segure, nascemos para crescer e viver o mundo, ou viver pelo mundo, depende: nem pais segurarão, nem irmãos atrapalharão, nem amigos incentivarão, nem namoros, noivados, casórios influenciarão, muito menos filhos, sobrinhos, nem netos... Aliás, não há ninguém que possa mudar o rumo da história quando se está fortalecido. É como diz o Padre Fábio de Melo, “Posso, tudo posso naquele que me fortalece, e nada no mundo fará eu desistir!”

Onde fica o livre arbítrio? As próprias escolhas? Com tanto bombardeamento de informes, publicidades, pedidos, incentivos, bla-bla-blásssss....

Eu só quero uma coisa, em busca do crescimento, do mais puro, longo do material. Algo que está além da visão, mesmo com os óculos.  A mais plena de todas, com o apoio de todos, ou não. O caminho é longo, e tem muitas coisas pela frente que poderão ajudar, ou até nem tanto! Por isso a firmeza e a certeza do que se faz é importante!

Por isso, levo comigo, hoje e sempre algumas palavras que proporcionam o necessário:  “Vou perseguir, tudo aquilo que Deus já escolheu para mim! Vou persistir mesmo na marca daquela dor ... Realizar o sonho mais lindo que Deus sonhou... Persistir ... Continuar ... Mesmo quando a visão se turva e o coração só chora, paz na alma e a certeza na VITÓRIA... NINGUÉM NO MUNDO VAI FAZER EU DESISTIR!”

É por isso, aliás, por tudo isso e mais um pouco, a procura, a busca pela benção do “Espírito Santo”, a certeza de que com essa benção a “Vitória” será conquistada! Aliás, por ela, várias “vitórias” virão. Mas não só para um, para todos que circundam essa benção... Deus é infinitamente grande, não divide, multiplica, não diminui, soma em exponencial. Partilhar, compartilhar é ser disponível para os desígnios mais importantes necessários para a boa vivência com paz, amor e fraternidade!

Alexsandro Barreto