É sabido que a humanidade está plenamente numa constante evolução, é só observar o nível de conhecimento, as tecnologias desenvolvidas e o consequente grau de bom senso que o cidadão alcançou até hoje!
Entretanto, há algumas peças do baralho que relutam em permanecerem na inércia da evolução, preferindo muito mais ficar no menos. Perceptível, através de seus atos, papos e até pensamentos que poluem sua psicosfera. Claro que não é preciso ter muito discernimento para perceber tal (des)evolução. Basta observar, perceber, sentir...
Para onde vai a sociedade com tantas (os) bisbilhoteiras (os) alheias (os), tantas (os) curiosas (os) de plantão, tantas (os) intrometidas (os). Violando todo e qualquer nível de privacidade que se possa ter em um ambiente coletivo.
Não dá mais! Isso tem que acabar!
VAMOS À LUTA PELA PRIVACIDADE!!!!
Aliás, a esse nível em que estamos, precisamos lutar pela privacidade ????
Acredito que isso é fruto de seres extraterraqueos, os quais estão deslocados de sua origem, e num ambiente atípico, estão perdidas (os).
Tudo isso é um resumo de uma grande consternação oriunda de um simples ato, o qual poderia resultar em algo positivo,
por Alexsandro Barreto Gois
Ensino, Pesquisa e Compartilhamento de conhecimentos em Contabilidade, Economia e Gestão.
sábado, 28 de maio de 2011
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Educação a Distância - EAD
Nós brasileiros, infelizmente, ainda não temos um bom hábito de autonomia (auto-aprendizagem) em relação aos estudos. O que influencia e muito o fato de não estar sob total comando de um professor, o qual mastiga todo o conteúdo para o aluno; nessa modalidade de educação, o aluno tem que ter total disciplina e discernimento de que tudo depende dele mesmo. Determinar como prioridade, os estudos é um fator a ser debatido com os alunos na modalidade ead. Mas acredito que isso mudará com o tempo. Já temos muitas universidades presenciais que estão adotando um percentual mínimo de disciplinas nessa modalidade (ead), gerando uma consciência autônoma em seus alunos. É evidente que esse método tem uma relação "custo x benefício" muito vantajosa para o aluno, o tutor e também para a instituição que a disponibiliza, todos saem ganhando. Mas precisamos de mais maturidade em relação a esse compromisso que é a Educação!
por Alexsandro Barreto Gois,
em respostas ao questionário ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) referente a Educação na modalidade a Distância (Ead)
por Alexsandro Barreto Gois,
em respostas ao questionário ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) referente a Educação na modalidade a Distância (Ead)
Aprendizagem..., o que é?
“Para ser efetiva, a aprendizagem deve ser um processo pessoal de construção ativa de significados em que o aluno se torne responsável pela escolha do percurso a seguir, assim como das estratégias, procedimentos, decisão."
Baird (1990)
domingo, 15 de maio de 2011
Qual o papel do professor atualmente ?
O professor levanta as dúvidas e inquietações dos alunos como ponto de partida. Define, a seguir, o problema a ser investigado, os grupos que desenvolverão os trabalhos, cria-se o planejamento do trabalho na busca de hipóteses, metodologia, etc.
O professor animador-orientador da atividade, deve propor situações-problema, sensibilizando os alunos a uma imersão na pesquisa, na investigação das causas e conseqüências deste problema para, a partir daí, levantar as alternativas de solução, intervindo em sua realidade/contexto em busca do aprimoramento. O professor poderá fazer uso de jogos e materiais pedagógicos que promovam o desafio e a descoberta. Poderá também utilizar a dramatização como elemento de simulação de uma realidade, induzindo o aluno a viver uma situação nova, porém flagrantemente possível e real.
O professor construtivista faz sempre muitas perguntas, mais do que afirmações definitivas, promovendo no aluno o ato de também questionar, levantar dúvidas, instigar-se pela curiosidade de novos fatos esclarecedores.
Fonte: Curso de Educação a Distância, Instituto Legislativo Brasileiro (2011)
Pensamento do Dia !!!
“Conhecer é modificar, transformar o objeto e compreender o processo dessa transformação e, conseqüentemente, compreender o modo como o objeto é construído“
(PIAGET, 1972:4)
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