terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Preparativos para a festa da posse de Dilma !

.
O governo planeja realizar uma gigantesca festa para a posse da presidente eleita, Dilma Rousseff. O ato inclui recepção à delegações estrangeiras de 40 países, atrações para 70 mil pessoas entre militantes petistas e simpatizantes de todo o Brasil, além de cerca de 1300 convidados do Palácio do Planalto. Essa troupe será animada por cinco palcos espalhados pela Esplanada dos Ministérios que receberão shows temáticos de bandas das cinco regiões do país. Haverá até atrações infantis para agradar o público mirim.
.

As principais atrações serão Elba Ramalho, que teve música usada como jingle da campanha de José Serra (PSDB) na corrida eleitoral, Zélia Duncan, Gabi Amarantos, a sambista Mart'nália. A noite encerra-se com a apresentação de Fernanda Takai, do grupo mineiro Pato Fu, que tem como fã de carteirinha Dilma Rousseff. Os shows das quatro estão previstos para começar depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passar a faixa presidencial para sua sucessora e Dilma fizer o discurso para a multidão.
.

A cerimônia de posse da presidente eleita está marcada para começar às 14h. A previsão do Itamaraty é que o desfile de carro aberto no Rolls Royce doado pela Rainha Elisabeth II da Inglaterra comece 10 minutos depois.
.

A segurança do evento será dividida entre a Polícia Federal, Polícia Militar do DF e pelo Gabinete de Segurança Institucional. O percurso de 2,2 km da Catedral de Brasília até o Palácio do Planalto será de responsabilidade dos agentes federais. A segurança do público ficará nas mãos dos policiais militares. No Planalto, toda vigilância ficará a cargo da inteligência e militares do GSI. Os militares realizaram no último final de semana um ensaio para a posse com uma dublê a diretora de relações públicas do Senado, Juliana Rabelo.
.

A organização da segurança do ato está a cabo dos policiais federais. A PF destacou 600 homens para fazer a vigilância de a cerimônia de posse. Atiradores de elite estarão espalhados em pontos-chave da Esplanada.
.

A previsão é que ela chegue ao Congresso às 14h30. Na rampa, será recepcionada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que a acompanhará até o plenário da Câmara. Na presença de deputados e senadores, ela jurará obedecer a Constituição, fará uma declaração aos parlamentares, passará em revista na tropa dos Dragões da Independência e volta ao Rolls Royce ao lado do vice-presidente eleito Michel Temer (PMDB). Juntos, seguirão ao Palácio do Planalto onde será recepcionados pelo presidente Lula e pelo vice José Alencar.
.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a previsão é que isso ocorra por volta das 16h30. Depois seguem para o púlpito para a passagem da faixa presidencial. Adornada com o símbolo da República já como presidente, a nova chefe de estado e governo brasileira segue para cumprimentar seus colegas estrangeiros. Com o protocolo concluído, Dilma volta ao púlpito para fazer uma mensagem ao povo.
.

Concluída as palavras da presidente empossada, o público volta os olhos à Praça dos Três Poderes para assistir aos shows de Elba Ramalho, Fernanda Takai e companhia por volta das 18h30. Dilma, enquanto isso, segue para o Itamaraty para uma recepção de confraternização e não tem hora para acabar.
.

Os shows nas cinco tendas regionais começarão às 10 horas da manhã. Haverá dança típica de indígenas da Reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima; Cordão de Boi, do Tocantins. Está prevista a apresentação de grupo paranaense de Fandango, rock dos gaúchos Sombrero Luminoso, além de balé ucraniano-brasileiro Vesselka. O Ministério da Cultura também prevê a participação do grupo Brô MC's, que se intitula de rap indígena da reserva Jaguapiru, em Dourados (MS). Haverá também um grupo de frevo. A programação infantil terá atração circense de bonecos gigantes e pernas de pau e o grupo Mamulengo Presepada.
.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário